Formação nos 4 Pilares | Inscrições encerradas – U+

Inscrições encerradas por enquanto

    No momento, as inscrições estão encerradas, mas para ficar sabendo quando abriremos uma turma nova do F4P inscreva-se abaixo na nossa lista de e-mail e siga nosso canal no Telegram.

    Além de receber informações sobre nossos cursos, você terá acesso a diversos conteúdos gratuitos que auxiliarão na melhora de sua saúde e dos seus pacientes.

    O F4P é a Formação nos 4 Pilares da Saúde – Alimentação, Sono, Movimento e Silêncio – aliando os conhecimentos do Ayurveda e da Medicina Moderna. É 100% online e voltado para profissionais da área da saúde para aprimorar as formas de diagnosticar, clinicar e instruir seus pacientes, assim como a estudantes e interessados em aplicar esses conceitos para melhorar a saúde no seu dia a dia.

    Telegram

    Entre para o nosso Telegram e tenha o Vida Veda na palma da sua mão

    O Vida Veda é uma empresa social que divulga a maior parte de seu conteúdo de forma livre, aberta e gratuita. Ao seguir o nosso canal no Telegram, você poderá acompanhar todas as nossas novidades, além de acessar informações úteis para a melhoria da sua saúde e da saúde da sua família, pacientes e alunos. Esse é o nosso meio de comunicação direta com você e são mais de 17 mil pessoas que recebem nosso conteúdo por meio do Telegram. Venha fazer parte da Família Vida Veda!

    YouTube

    Siga o nosso canal do YouTube

    Se você tem interesse em conteúdo de qualidade e gratuito sobre saúde, nosso canal no YouTube é o seu lugar. Lá são disponibilizados, todos os dias, conteúdos que podem fazer a diferença no seu dia a dia e transformar sua vida.

    São palestras, séries sobre os textos clássicos ayurvédicos, desafios para melhorar sua saúde e muito mais. Sempre com profissionais especializados, que são referências em suas áreas de atuação, oferecendo o melhor a você.

    Newsletter

    Assine nossa newsletter

    Se você preferir receber notícias sobre os nossos conteúdos semanais por e-mail, você pode se inscrever na nossa newsletter pelo site

    newsletter

    O que são os 4 Pilares da Saúde?

    O vaidya (médico ayurvédico) Matheus Macêdo elaborou a metodologia dos 4 Pilares essenciais para uma boa saúde – Alimentação, Sono, Movimento e Silêncio – inspirado no conhecimento clássico ayurvédico. 

    O Ayurveda é um sistema de medicina científica baseado em diretrizes clínicas expressas em textos antigos que passaram por constante revisão de pares. Esse conhecimento foi atualizado ao longo de gerações na forma de Samhitas e Nighantus, os textos clássicos ayurvédicos. 

    Por sua eficácia comprovada, esse sistema médico é reconhecido e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e no Brasil faz parte das práticas integrativas e complementares em saúde, reconhecidas pelo Ministério da Saúde e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). 

    Dentro dos Samhitas, chamamos as três bases fundamentais da saúde humana de traya upastambha:

    1. ahara – alimentação; 

    2. nidra – sono; 

    3. brahmacharya – que pode ser interpretado como uma forma de viver que não contraria a sua natureza, por meio da auto-observação. 

    Os 4 Pilares da Saúde são uma adaptação prática do tripé listado anteriormente, simplificando o entendimento de brahmacharya em dois pilares: Movimento e Silêncio. Esses 4 Pilares da Saúde são intrínsecos à nossa existência, ou seja, todos nós precisamos nos alimentar,nos exercitar, dormir e fazer silêncio para conseguir ouvir quem verdadeiramente somos. Na Formação, os pilares serão o fio condutor para uma abordagem mais integrativa de saúde, capaz de orientar mudanças de hábitos tanto para prevenção quanto para o tratamento de doenças.

    Os 4 Pilares da Saúde e a Medicina Moderna

    O F4P une o conhecimento milenar do Ayurveda com o que há de mais moderno e atual no campo da Nutrição e da Medicina baseada em evidências. É justamente essa integração entre ambos os sistemas de medicina (moderno e ayurvédico) que torna o F4P tão único e especial, até o momento nenhum outro curso foi capaz de compilar um conjunto tão completo e abrangente de informações da área da saúde que fosse, ao mesmo tempo, seguro e eficaz. 

    Portanto, o F4P não apenas reúne práticas e conhecimentos acerca da saúde humana que foram acumulados e consolidados ao longo de vários séculos, como também contextualiza e atualiza esse corpo de conhecimento para o Século XXI, com professores experientes em diferentes especialidades médicas que juntos compõem uma formação mais robusta e integrativa na área da saúde.

    monges e DNA

    Como funciona o curso?

    A Formação nos 4 Pilares da Saúde foi idealizada pelo Vd. Matheus Macêdo e é ministrada por diferentes profissionais, entre médicos e nutricionistas. O objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde a aplicar os conhecimentos da medicina ayurvédica e moderna na sua prática clínica ou, ainda, como uma ferramenta potente para melhorar a saúde de qualquer pessoa interessada no assunto. 

    O F4P é composto por 10 módulos regulares e mais 2 módulos bônus, sendo cada módulo com a duração de um mês. Cada módulo é composto por 3 semanas de aulas e uma mentoria com cerca de 2 horas, para tirar suas dúvidas com o professor, totalizando em média 8 horas por módulo. Ou seja, além das aulas teóricas, você terá a oportunidade de conversar ao vivo com os professores para aprofundar ainda mais seu aprendizado. Além disso, a  Formação conta com material de apoio com 50 exercícios semanais de reforço do conteúdo, resumo das aulas e leituras complementares. 

    O período de dedicação recomendado é de pelo menos 4 horas semanais de estudo para realização das aulas, caderno de exercícios e a leitura de artigos científicos e outros materiais complementares. 

    Carga horária total do curso: 80 horas.

    10 módulos (+2 bônus)

    40 blocos (3 blocos de aula + mentoria a cada módulo)

    10 mentorias

    Material de apoio (resumo das aulas + textos complementares) 

    1.500 questões para reforço de conteúdo


    Conteúdo do Curso:

    Neste módulo, o Vd. Matheus Macêdo introduz os conceitos básicos dos 4 Pilares sob a perspectiva da medicina ayurvédica, explicando como foram criados e desenvolvidos. Ao compartilhar sua trajetória como estudante, médico e professor, Matheus também aponta caminhos para que outros profissionais possam se tornar agentes multiplicadores dos 4 Pilares da Saúde. O módulo ainda inclui reflexões a respeito de dúvidas frequentes relacionadas à Alimentação, Sono, Movimento e Silêncio, e todos os blocos começam com uma meditação guiada que, além de preparar a mente para o aprendizado, pode ser replicada em outros contextos de formação. 

    1. Introdução aos 4 Pilares da Saúde - Vd. Matheus Macêdo
    2. Nidra - Vd. Matheus Macêdo

    O Sono (Nidra) é essencial para a manutenção do corpo, para o fortalecimento dos sistemas imunológico e endócrino, para a prevenção de doenças e a gestão do estresse. Neste módulo, abordamos a fisiologia do sono tanto sob a perspectiva ayurvédica quanto da medicina moderna. São tratados tópicos como o metabolismo ayurvédico de acordo com os doshas; métodos de indução e classificação do sono; indicações e contra-indicações do sono; e insônia. Além disso, falamos sobre quantidade, qualidade e rituais do sono adequados para garantir energia e saúde no dia a dia.

    Por que dormimos? E por que dormir é tão necessário para o cérebro e o corpo? O que acontece enquanto dormimos? Afinal, o que é dormir em termos neurobiológicos? Neste módulo, abordamos a fisiologia do sono, as mudanças sofridas em diferentes faixas etárias e os processos biológicos que acontecem enquanto dormimos. Além disso, falamos sobre os principais distúrbios de sono, como a insônia, e ensinamos o que é e como implementar a higiene do sono na rotina.

    3. Neurobiologia do Sono - Dra. Gabriela Pantaleão

    4. Ahara - Vd. Matheus Macêdo

    Alimentação (Ahara) é igual a prioridade. Para o Ayurveda, a alimentação saudável é uma importante aliada na prevenção e no tratamento de doenças. Antes de nos debruçarmos sobre a escolha dos alimentos, precisamos nos questionar: por que nos alimentamos? Quais princípios orientam nossa alimentação? Quais impactos os hábitos alimentares adquiridos ao longo da vida causam na nossa saúde? A partir dos textos clássicos do Ayurveda, este módulo aborda os fatores que determinam a escolha e utilização dos alimentos e bebidas, além de aspectos que definem uma boa digestão como, por exemplo, o processamento, dosagem e combinações adequadas dos alimentos. Afinal, somos o que comemos ou aquilo que absorvemos do que comemos?

    A ingestão apropriada de nutrientes é uma questão muito presente quando falamos em alimentação. Importantes para o funcionamento do nosso organismo, os nutrientes estão presentes nos alimentos em quantidades específicas, sendo fundamental o conhecimento apropriado de combinações alimentares para se obter uma dieta saudável. Neste módulo, abordamos os nutrientes, sua importância e como classificá-los – os macro e micronutrientes –, visando alcançar a harmonia alimentar.

    Módulo 5 - Alimentos e nutrientes na prática clínica- Jéssica Stein
    6. Suplementação na prática - Dra. Juliana Gabriel

    O uso de suplementos por conta própria é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil. O acesso fácil e sem prescrição pode trazer diversos problemas como, por exemplo, a falta de diagnóstico adequado, o risco de intoxicação e a interação medicamentosa. Neste módulo, abordamos as principais queixas clínicas que levam ao uso de suplementos e vitaminas, falamos sobre os suplementos mais utilizados e sua funcionalidade, ensinamos as dosagens recomendadas e o que fazer, a partir de estudo de casos e pesquisas científicas.

    Você sabia que as doenças que mais matam no mundo estão relacionadas ao estilo de vida atual? Nesse módulo, a nutricionista Samara Dias, especialista em clínica ortomolecular e nutrição esportiva, aborda as origens, causas e formas de prevenir doenças do coração, do cérebro e fígado, doenças respiratórias, renais, infecciosas e do sistema digestivo, além de câncer e diabetes. Além de compartilhar informações atuais e seguras da ciência da nutrição, Dra. Samara ainda propõe desafios que você poderá aplicar na prática, tanto para melhorar a sua própria saúde, quanto a de seus pacientes e familiares.

    7. Doenças de Estilo de Vida - Dra. Samara Dias
    8. Vyayama - Vd. Matheus Macêdo

    A natureza do corpo humano é Movimento! Somos adaptados ao movimento e este é essencial para o bom funcionamento do corpo. Entretanto, na prática observamos uma situação alarmante: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 46% da população brasileira é sedentária. Diversas doenças crônicas não-transmissíveis estão relacionadas ao sedentarismo, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ansiedade. Neste módulo, abordamos a frequência, qualidade e duração adequadas das práticas de atividade física. Além disso, o vaidya Matheus ensina padrões básicos e complexos de Movimento, propondo diversos desafios para tirá-lo(a) da zona de conforto.

    Mindfulness é uma ferramenta terapêutica desenvolvida para melhorar a saúde mental e qualidade de vida dos praticantes a partir da prática da atenção plena. Neste módulo, abordamos o mecanismo de funcionamento da mente; a anatomia e fisiologia do cérebro relacionados às emoções e sentimentos; conceitos, práticas e protocolos de Mindfulness e como cultivar empatia e compaixão utilizando o Mindfulness.

    9. Mindfulness para profissionais de saúde - Dr. Ricardo Balsimelli
    10. Atma - Vd. Matheus Macêdo

    A palavra-chave para compreender o quarto pilar é “presença”. Assim como dormir, se alimentar e se movimentar, o Silêncio também faz parte da natureza dos seres humanos. Contudo, em uma sociedade marcada pelo excesso de barulho e agitação, a falta de silêncio – isto é, a falta de presença – pode acarretar problemas como a ansiedade, o estresse e a depressão. Nesse módulo, o vaidya Matheus Macêdo apresenta as terapias ayurvédicas utilizadas para tratar transtornos mentais, dá dicas sobre como mudar hábitos e realizar propósitos e aborda conceitos como karma e desapego. Além de propor muitas reflexões, o módulo também é recheado de práticas de meditação e visualização.

    Os suplementos alimentares são substâncias que podem ser utilizadas com o objetivo de corrigir deficiências nutricionais, prover nutrientes de forma conveniente ou obter benefícios sobre a performance, tanto para fins estéticos quanto competitivos. Neste módulo bônus, abordamos as classes de suplementos alimentares e suas finalidades; os critérios que devem ser considerados para a sua prescrição ou utilização; as características dos principais produtos disponíveis no mercado, bem como sua correta forma de utilização e grau de evidência científica de eficácia.

    Módulo Bônus 1 - Suplementação Esportiva - Filipe Testoni
    Módulo Bônus 2 - Conceitos avançados da fisiologia da digestão de acordo com Caraka Samhita - Vd. Matheus Macêdo.

    Quando falamos em conhecimento tradicional ayurvédico, o Charaka Samhita é a referência mais clássica e obrigatória. Nesse módulo, vamos explorar alguns capítulos fundamentais desse tratado que aprofunda conceitos de fisiologia da digestão de acordo com o Ayurveda. Vamos explorar o capítulo 15 do Chikitsa Sthana, que trata de doenças digestivas e absortivas. Também vamos entrar em alguns capítulos do Vimana Sthana, volume que trata de conceitos avançados de fisiologia e processo de formação e manutenção dos tecidos corporais. Esse módulo pode não ser para qualquer pessoa, mas se você é fascinada por Ayurveda de acordo com os Samhitas, esse módulo é para você.

    QUERO ENTRAR NA PRÓXIMA TURMA

    Garantia

    Garantia incondicional: Você tem 30 dias para avaliar se o curso foi um bom investimento e, se não for, nós devolvemos 100% do seu dinheiro. Nós desenhamos os nossos cursos para que você aproveite da melhor forma! Entretanto, se nos primeiros 30 dias após a compra você achar que o curso não fez sentido pra você ou que não está valendo a pena o investimento que fez, é só nos enviar um e-mail para  [email protected] solicitando o cancelamento da sua inscrição e devolveremos 100% do seu dinheiro. Não é necessário explicar o motivo da desistência, mas contamos com você para nos apontar o que não foi satisfatório para  melhorarmos  nossos conteúdos.

    • Pagamento seguro, 100% protegido.
    • Acesso por um ano extra, após a formatura da turma, a todo conteúdo da U+ 
    • Acesso online de onde você estiver e quando você quiser

    Depoimentos

    1 ano de acesso à U+

    Vantagens em ser um aluno U+ Você terá acesso a plataforma da U+ durante os 10 módulos e após complementar o curso você terá mais um ano para revisar o conteúdo do F4P e outros conteúdos da plataforma. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso!

    Módulo Suplementação Esportiva com Filipe Testoni

    Os suplementos alimentares são substâncias que podem ser utilizadas com o objetivo de corrigir deficiências nutricionais, prover nutrientes de forma conveniente ou obter benefícios sobre a performance, tanto para fins estéticos quanto competitivos. Neste módulo bônus, abordamos as classes de suplementos alimentares e suas finalidades; os critérios que devem ser considerados para a sua prescrição ou utilização; as características dos principais produtos disponíveis no mercado, bem como sua correta forma de utilização e grau de evidência científica de eficácia.

    Módulo Conceitos avançados da fisiologia da digestão de acordo com Caraka Samhita – Vd. Matheus Macêdo

    Quando falamos em conhecimento tradicional ayurvédico, o Charaka Samhita é a referência mais clássica e obrigatória. Nesse módulo, vamos explorar alguns capítulos fundamentais desse tratado que aprofunda conceitos de fisiologia da digestão de acordo com o Ayurveda. Vamos explorar o capítulo 15 do Chikitsa Sthana, que trata de doenças digestivas e absortivas. Também vamos entrar em alguns capítulos do Vimana Sthana, volume que trata de conceitos avançados de fisiologia e processo de formação e manutenção dos tecidos corporais. Esse módulo pode não ser para qualquer pessoa, mas se você é fascinada por Ayurveda de acordo com os Samhitas, esse módulo é para você.

    Acesso ao ConVIDA

    Você terá acesso a todas as palestras do ConVIDA, o Congresso Vida Veda de Medicina Integrativa. As duas edições (2020 e 2021) totalizam 98 palestras com profissionais incríveis, que trazem diversas abordagens sobre saúde, aliando o melhor das práticas integrativas com a medicina moderna: Ayurveda, Medicina Chinesa, Yoga, Psicologia, Acupuntura, Nutrição, além de temas como meditação, constelação familiar e gestão do estresse.

    Palestras na íntegra:

    Acesso às palestras do Vida Veda na íntegra antes de sua publicação no canal do Vida Veda no Youtube

    Assista antes:

    Acesso aos vídeos do Vida Veda com uma semana de antecedência à sua liberação gratuita.

    Caderno de atividades:

    As séries do Vida Veda (Vida Veda Responde, Vida Veda nos Samhitas, Palestras Vida Veda) contarão em breve com um caderno de exercícios, e você poderá ganhar pontos para avançar de Nível+ e ter mais vantagens, conforme a descrição a seguir.

    Evento anual – 4PX:

    Como aluno U+, você tem a oportunidade de se inscrever para nosso retiro anual de aprofundamento nos 4 Pilares. Nesse retiro, convidamos diversos especialistas para criar uma experiência única de aprofundamento e vivência de saúde. Esse retiro é um evento à parte e seu valor não está incluso no curso.

    Grupos U+:

    Acesso exclusivo ao grupo de alunos para apoio mútuo, troca de informações e experiências durante o curso.

    Níveis+:

    Como um(a) aluno(a) da U+, você poderá acumular pontos à medida em que for realizando mais cursos na plataforma, como uma forma de incentivá-lo(a) você a aprofundar os seus estudos. Os níveis U+ são:

    1. Tulsi (introdutório)
      Tulsi é um tipo de manjericão – Ocimum sanctum – chamado de “manjericão sagrado”. Bastante apreciado pelos indianos devido aos seus inúmeros efeitos medicinais, é considerada uma planta que traz proteção à casa. Na U+, Tulsi representa os alunos iniciantes que estão começando a sua jornada de aprendizado. Assim como uma mudinha de tulsi, apesar de nascer pequeno, já conhece o seu potencial e coragem para desenvolver sua natureza.
    2. Amla (intermediário)
      Amla é uma árvore considerada sagrada na Índia, conhecida pelo seu fruto comestível de mesmo nome. Altamente nutritivo, com inúmeros benefícios para saúde, o fruto é muito utilizado pelo Ayurveda e possui um gosto amargo marcante. Amla representa o processo de aprendizado para os alunos do nível intermediário: processo que pode ser amargo e difícil, que exige dedicação e empenho para prosseguir nos estudos. 
    3. Banyan (avançado)
       Banyan é uma árvore frondosa que chega a mais de 250 anos de idade também conhecida como figueira-de-bengala. Um exemplar dessa espécie ocupa uma área de mais de 14 mil metros quadrados no Jardim Botânico de Acharya Jagadish Chandra Bose, na Índia. Com raízes firmes e bem estabelecidas, Banyan é o símbolo dos alunos que já avançaram no processo de aprendizagem, já têm uma base sólida e buscam mais conhecimento a fim de terem ainda mais ferramentas para uma vida saudável.

    Mastermind Banyan:

    Mentoria individual com Matheus Macêdo e grupos de acompanhamento exclusivos, disponível apenas para alunos do nível Banyan.

    Conheça cada um dos descontos:

    Alunos acumulam pontos ao fazer os cursos de parceiros do Vida Veda ou até outros cursos de seu interesse, ganhando benefícios na plataforma.  Conheça cada um dos descontos:

    Amla: Tem Prioridade+ na inscrição de cursos e eventos presenciais ou online, além de 10% de desconto.

    Banyan: Tem Prioridade+ em cursos e eventos presenciais ou online, além de 15% de desconto. A Prioridade+ é o nível mais alto de prioridade, garantido como reconhecimento da dedicação desses alunos.

    quero entrar na próxima turma

    Funciona em todos os dispositivos

    Você pode acessar o curso a qualquer momento, de qualquer dispositivo e onde estiver.

    FAQ


    Aviso importante:

    Esse curso é voltado para pessoas que querem melhorar de saúde, ele não substitui o parecer médico profissional. Sempre consulte um médico para tratar de assuntos relativos à saúde.

    Buscar Cursos